Histórico


   Em 1994, há 16 anos, nasceu um Grupo de Teatro, coordenado pela professora de Artes, Ilza Laporta. Inicialmente os integrantes, alunos do ensino médio, reuniam-se à noite. Em seguida, marcaram seus encontros para sábados à tarde. Nessas oportunidades, eram repassados ensinamentos da arte dramática. Pouco tempo depois, o grupo já contava com sua primeira peça: “Pluft, o fantasminha”, de Maria Clara Machado.

   Em 1998, o grupo ganhou apoio da Unisul e do Espaço Integrado de Artes, formando, dessa maneira, a Cia. de Teatro Unisul. Com o passar do tempo, o grupo foi evoluindo e abrindo novas portas. Foi a partir 2002 que os alunos da instituição puderam fazer parte do processo de seleção, e assim, fazer parte da Cia. de Teatro Unisul.
   O grupo desenvolve um trabalho com enfoque social,que alia pesquisa,busca de linguagens e laboratórios corporais,de cenografias, de dicção, com montagem de espetáculo trazendo   sempre uma reflexão sobre a temática escolhida -
   Seus espetáculos são construidos partindo de encontros ,oficinas,leituras e ensaios.
   A Cia., a cada espetáculo, busca sempre inovar, utilizando-se de diferentes linguagens e elementos estéticos e valorizando a experiência cênica, designada por Peter Brook como um momento de comunhão com o público.
   Assim surgiu este grupo, como o Teatro, nos ritos em honra aos deuses das civilizações macedônicas. Aqui em nossa cidade há 18 anos, o mesmo espírito que havia nos primórdios do teatro, o mesmo grito que exigia, voz, corpo e expressão, lutou por seu espaço, seja no palcos ou até mesmo nas ruas para lançar seus brados com intensa e veemente paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário